herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O VOTO CONSCIENTE


            Estamos vivendo uma conformidade social de que político é tudo igual e que todos são corruptos, não se salva um. Porém, é muito notório que as pessoas imbuídas de todos os dias ligarem o rádio, a televisão, perceber as notícias negativas com referência a roubo, corrupção, a desvio de verbas, obras inacabadas, enfim, uma série de coisas negativas. Mas mesmo que pouquíssimos, ainda existem políticos corretos, que fazem prestação de contas, são transparentes, trazem obras realmente e colaboram para o progresso e desenvolvimento de sua comunidade, mas têm outros que não. Então, nós sabemos que quando nós temos o viés da normalidade, ou seja, o viés da notícia, só é notícia o que é ruim, porque o que é bom já é uma obrigação.
            Mas se existem políticos corruptos é porque tem eleitor que permite. Também tem eleitor que se faz de sério até o momento quando ele vai pedir ao político/candidato. Se o eleitor pede ao político/candidato para pagar uma conta de água ou de luz em troca do voto ele também não é sério.
            Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida das pessoas.
            Como votar consciente? Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém, mesmo que pouquíssimos, também existem políticos honestos, dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem ou pretendem exercer.
            Para votar, é preciso levar em conta questões como o passado do candidato (pessoal, político e partidário), suas propostas e idéias. Além disso, o eleitor deve manter-se informado sobre as questões que envolvem a política de sua cidade, tanto em relação aos que já desempenham mandato eletivo quanto aos que se apresentam para disputar pela primeira vez.

Herbert Lago C. Branco
Poeta e Escritor


.